segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A ESCADARIA DA FÉ

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino" (I Coríntios 13:11).
Imaginemos que no dia em que nos convertemos, Deus nos colocou diante de uma imensa escadaria e disse: “Esta é sua vida cristã, que se inicia agora. Todos os dias você deverá subir um degrau, sempre tomando o cuidado para não tropeçar e cair, não ficar muito tempo parado em um único degrau, não voltar, apenas subir e ainda ajudar àqueles que você encontrar no meio do caminho e que precisem de auxílio. Cada degrau dessa escada que você subir representa um crescimento na vida cristã, ou seja, essa escada simboliza seu amadurecimento espiritual.”

A primeira reflexão que fazemos é a seguinte: Em que patamar dessa escada nós estamos? Será que ainda nos primeiros degraus? Será que já subimos um pouco ou bastante? Será que temos demorado muito para subir cada degrau? Será que estamos parados? Será que temos ajudado aos que têm precisado de auxílio para subir? Será que todos os dias nós temos subido alguns degraus?

A principio esse texto bíblico nos parece bastante óbvios Sem dúvidas que um menino pensa e sente como menino e que um adulto faz da mesma forma como adulto. Porém, se analisarmos melhor, perceberemos que existem dois ensinamentos bastante práticos para nossa vida.

Primeiro, somos jovens, porém adultos, e devemos deixar de viver a vida como se fôssemos crianças. Devemos assumir nossas responsabilidades, estar sempre conscientes das conseqüências de nossos atos, pensar melhor antes de agir, tomar atitudes e falar.

Algumas de nossas atitudes têm, às vezes, demonstrado falta de maturidade como pessoas. Na maioria das vezes gostamos de ser tratados como adultos, mas não temos agido como tais.

Pense em algumas atitudes que você às vezes toma e que demonstra quanto você precisa amadurecer. É hora de encararmos a vida e vivermos com responsabilidade e seriedade.

A segunda lição prática é que tudo isso que foi dito acima também é aplicado à nossa vida cristã. O Apóstolo Paulo nos chama a atenção para a importância de amadurecimento espiritual. Muitos de nós temos entre dezoito a vinte e cinco anos, porém já somos cristãos há quatro, cinco anos ou até mais, porém continuamos verdadeiras crianças na vida espiritual.

Freqüentamos a igreja, somos assíduos aos cultos, às reuniões, mas continuamos vazios, como se fôssemos sacos furados, onde tudo o que é colocado, em poucos minutos é perdido. Da mesma forma que entramos na igreja, saímos. Tudo isso é fruto de nossa imaturidade espiritual. Uma pergunta: O que temos ido buscar na igreja?

A mensagem de Paulo, através desses versículos, é que nossa vida espiritual é como escadas, onde, todos os dias, devemos procurar subir alguns degraus. No entanto, às vezes além de não subirmos, temos impedido outras pessoas de subir. Pense em alguma coisa que você já fez ou falou, a qual prejudicou o convívio cristão na igreja.

Se nossa caminhada espiritual não evidenciar, a cada dia, uma busca por novidade de vida, não adianta nada ficarmos tanto tempo dentro de uma igreja; será perda de tempo (I Coríntios 5:17)

Reflitamos, por alguns instantes, sobre algumas atitudes que tomamos e que demonstram nossa criancice espiritual.

Todas as vezes que adentramos o templo, devemos estar ansiosos por algo que contribua para nosso crescimento espiritual; devemos estar atentos ao que é falado, buscar corrigir erros e melhorar nossa vida.

Hoje nosso acesso a Deus é livre e direto, porém parece que não enxergamos isso. Preferimos continuar com vida cristã medíocre. É interessante explicarmos que a palavra medíocre não é um xingamento, palavrão ou termo pejorativo, mas significa estar no meio. Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre isso em Apocalipse 3:16.

Uma outra reflexão: as crianças não possuem muito equilíbrio. Nossa vida espiritual às vezes anda assim, meio desequilibrada. Qualquer coisa nos abala e nos leva ao desânimo. É alguém que olhou você torto, que o criticou, que falou mal de você. Ficamos inventando motivos para desanimar e, pior de tudo, abrindo brechas para a ação do inimigo, o qual, dessa forma, busca nos afastar de Deus.

Não permitamos que, ao chegar à velhice, olhemos para trás e percebamos as várias oportunidades de servir melhor a Deus que desperdiçamos ao longo de nossa vida.

Sejamos jovens, alegres, brincalhões, cheios de energia, porém levando a sério nosso compromisso com Deus.


Por: Heber de Godoi Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário