sábado, 7 de fevereiro de 2015

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos.

Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados.

Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista

JESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21
AARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1
AARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1
AAREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8
AASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35
AASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34
AAVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15
AAZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13
AAZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6
ABA Hebraico:: Pai, Mc 14.36
ABA Hebraico:: Membro Da Tribo De Judá, Irmão Do Discernimento, 1 Cr 2.29
ABADOM Hebraico:: Destruição, Perdição, Jó 26.6
ABAGTA Persa:: Dado Pela Felicidade Ou Deus Tem Dado, Et 1.10
ABAIL Hebraico:: Pai De Fortaleza, Nm 3.35
ABAM Membro Da Tribo De Judá, Irmão Do Discernimento, 1 Cr 2.29
ABANA Persa:: Rochoso, Pedregoso, 2 Rs 5.12
ABARIM Hebraico:: Região De Além, Nm 33.47
ABDA Aramaico:: Servo De Jeová, 1 Rs 4.6
ABDEEL Hebraico:: Servo De Deus, Jr 36.26
ABDI Hebraico:: Meu Servo, 1 Cr 6.44
ABDIAS Hebraico:: Servo De Deus, O Mesmo Que Obadias, 1 Cr 4.2, Ob
ABDIEL Hebraico:: Servo De Deus, Jr 36.26
ABDOM Hebraico:: Servil, Jr 12.13
ABEDE-NEGO Persa:: Servo Do Nego Ou Nebo, Dn 1.7
ABEL Hebraico:: Sopro, Vapor, Ou Filho, Mt 23.35, Mt 4.2
ARTAXERXES Grego Ou Latim:: O Grande Rei, Ed 6.14
ARMAGEDOM Hebraico:: Monte Megido, Montanha De Magedo, Monte Do Lugar Das Multidões, Ap
APOCALIPSE Grego:: Revelação
BABEL Grego:: Porta De Deus, Gn 11.9
BABEL Hebraico:: Confusão, Gn 11.9
BABILONIA Hebraico:: Confusão, Mistura, Ap 14.8, Jr 50.10
BABILONIA Grego:: Porta De Deus, Hebraico:: Confusão, Mistura, Ap 14.8, Jr 50.10
BALAAO Hebraico:: Devorador Ou Destruidor Do Povo, Dt 23.4
BALADA Hebraico:: Ele Deu Um Filho, 2 Rs 20.12
JEORAO Hebraico:: Jeová É Exaltado, 1 Rs 22.51
JEOSAFA Hebraico:: Jeová Julga, 1 Rs 15.24
JEOSEBA Hebraico:: Jeová É Juramento, 2 Rs 11.2
JEOVÁ Hebraico:: Senhor, Ex 3.14, E Ex 6.2
JEOVÁ-ADOM Hebraico:: Deus Senhor, Ne 10.29
JEOVÁ-HOSSENU Hebraico:: O Senhor, Nosso Deus, Ne 10.29
JEOVÁ-JIRE Hebraico:: Deus Provera, Gn 22.14
JEOVÁ-MAQUEDE Hebraico:: O Senhor Fere, Ez 7.9
JEOVÁ-MEQUEDESH Hebraico:: O Senhor Que Santifica, Ex 31.13
JEOVÁ-MIKADESKIM Hebraico:: O Senhor Que Vos Santifica, Ex 31.13
JEOVÁ-NISSI Hebraico:: O Senhor E A Minha Bandeira, Ex 17.15
JEOVÁ-RAFA Hebraico:: O Senhor E O Que Sara, Ex 15.26
JEOVÁ-SABAOTE Hebraico:: O Senhor Dos Exércitos, 1 Sm 1.3
JEOVÁ-SAMA Hebraico:: O Senhor Está Ali, Ez 48.35
JEOVÁ-SHALOM Hebraico:: O Senhor E A Nossa Paz, Jz 6.24
JEOVÁ-TSIDQUENU Hebraico:: O Senhor Justiça Nossa, Jr 23.6

fonte: Infosol

Eu cometi o pecado. Será que Deus vai me perdoar?

Sim, Deus pode e irá perdoar qualquer pecado. A doutrina da expiação é o que explica a salvação e perdão dos pecados. Deus imputou a justiça de Cristo naqueles que humildemente pedem perdão dos pecados (Isaías 53:5-6, 2 Coríntios 5:21). Ele pagou o preço total do nosso pecado, e os crentes são perdoados completamente por todos os pecados que cometem – no passado, presente e futuro. Há também o perdão diário à medida que confessamos os nossos pecados e os abandonamos para a nossa santificação. Se você comparar qualquer pecado com a morte de Jesus, ele empalidece em comparação, mas Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

Os conceitos de salvação e perdão são indissociáveis. Felizmente, a graça de Deus é suficiente para todo e qualquer pecado, qualquer que seja o pecado colocado no espaço em branco. Receber o perdão depende do indivíduo. Essa é a primeira questão: você vai receber a salvação (perdão de pecados) que Cristo está oferecendo? Se a resposta for "sim", então você está totalmente perdoado de toda a dívida do pecado (Atos 13:38-39). Este perdão vem apenas pela fé em Jesus e graça de Deus, e não por obras ou boas ações (Romanos 3:20,22). A salvação começa com a humildade de reconhecer que nunca seremos bons os suficientes para entrarmos no céu por nosso próprio mérito e que precisamos de perdão. Aceitar Jesus Cristo significa crer que Sua morte e ressurreição pagaram o preço por todos os pecados já cometidos e que são suficientes para cobrir todo o pecado (2 Coríntios 12:9).

Então, se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador, Deus já perdoou todos os seus pecados. Se ainda não, confesse os seus pecados a Deus e Ele vai purificá-lo e restaurá-lo à comunhão com Ele (1 João 1:8-9). Mesmo com o perdão, você ainda pode experimentar sentimentos de culpa. Sentir-se culpado sobre o pecado é realmente uma resposta natural da nossa consciência, e esse sentimento existe para nos lembrar a não repetir padrões pecaminosos. Entender que Jesus é plenamente capaz de perdoar qualquer pecado é a esperança da nossa salvação. Entender o perdão é a cura para o sentimento de culpa.

Conhecer esse perdão é realmente um presente bonito e gracioso de um Deus que nos ama e nos permite ver quão verdadeiramente maravilhoso Ele é. Quando contemplamos o nosso próprio pecado e quão miseráveis e indignos do perdão somos, torna-se claro que Deus é amoroso, compassivo e digno de nossa adoração. O nosso orgulho pecaminoso que resiste pedir perdão é o que está entre nós e um relacionamento com um Salvador carinhoso. No entanto, para aqueles que pedem perdão, eles podem acreditar que Jesus é suficiente e está pronto a perdoar e salvá-los dos seus pecados e, no fim das contas, finalmente entrarão em Seus átrios com louvor (Salmo 100:4).



Fonte: Got Questions

COMO POSSO SABER QUAL A VONTADE DE DEUS PARA A MINHA VIDA?

Há duas chaves para se conhecer a vontade de Deus para uma dada situação: (1) Certifique-se de que o que você está pedindo ou pensando em fazer não é algo que a Bíblia proíbe. (2) Certifique-se de que o que você está pedindo ou pensando em fazer irá glorificar a Deus e ajudá-lo a crescer espiritualmente. Se estas duas coisas forem verdade e Deus, ainda assim, não está dando o que você está pedindo – então provavelmente não é da vontade de Deus que você tenha o que está pedindo. Ou, talvez, você somente precise esperar um pouco mais por isso. Conhecer a vontade de Deus é, às vezes, difícil. As pessoas querem que Deus, basicamente, diga a elas o que fazer – onde trabalhar, onde morar, com quem se casar, etc. Romanos 12:2 nos diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Deus raramente dá às pessoas informações assim tão diretas e específicas. Deus permite que façamos escolhas em relação a estas coisas. A única decisão que Deus não quer que tomemos é a decisão de pecar ou resistir à Sua vontade. Deus quer que façamos escolhas que estejam em conformidade com sua vontade. Então, como saber qual a vontade de Deus para você? Se você estiver caminhando junto ao Senhor e verdadeiramente desejar a vontade dEle para sua vida – Deus colocará Sua vontade em seu coração. A chave é desejar a vontade de Deus, não a sua própria. “Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37:4). Se a Bíblia não se coloca contra algo, e este algo pode verdadeiramente beneficiá-lo espiritualmente – então a Bíblia dá a você a “permissão” de tomar decisões e seguir seu coração.


Fonte: Got Questions